Política de Privacidade e Cookies

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

O Grupo Mera é uma empresa que tem compromisso com transparência, privacidade e segurança dos dados de seus clientes em todo o processo de interação com nosso site e loja virtual. 

Utilizamos um moderno sistema de codificação e tecnologia avançada para transações online, com o intuito de garantir que a compra seja feita com segurança, mantendo a qualidade de nossos serviços. Possuímos certificados de segurança e todas as transações são criptografadas.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessário num processo de entrega, cobrança ou participação em promoções que realizamos.

Compra segura

Para efetuar compras em nosso site serão solicitados alguns dados cadastrais. O cliente precisará “concordar” para fornecer seus dados. O fornecimento dos dados cadastrais é essencial para a formalização da compra e entrega segura. Serão pedidos também e-mail e senha de acesso ao site, que vão garantir que apenas o cliente cadastrado realize a compra. O endereço cadastrado é utilizado apenas para o envio dos produtos adquiridos e para a emissão da respectiva Nota Fiscal, sendo que nenhuma correspondência será enviada sem solicitação. Caso queira enviar os produtos adquiridos para terceiros, serão solicitados nome e endereço completos do destinatário, a fim de possibilitar a realização da entrega de forma rápida e eficiente.

Para concluir o pedido serão solicitadas informações financeiras conforme a forma de pagamento escolhida. O ícone do cadeado fechado, no canto superior da URL do site, indica a transmissão segura dos dados para pagamento.

Ao optar pelo pagamento com cartão de crédito, o cliente deverá informar o número do cartão, o nome impresso no cartão, o endereço de cobrança, o código de segurança, a data de vencimento e a operadora. Para operarmos em segurança, estas informações não serão mantidas em nosso banco de dados, sendo necessário informá-las novamente em todas as compras. Nessas transações o processo de aprovação é feito diretamente com as Administradoras de Cartões, Bancos e intermediadores de pagamentos.

Após o direcionamento para o ambiente de pagamentos do banco escolhido, o ambiente de segurança será o fornecido e mantido pelo próprio banco. Sugerimos que sempre se utilize e se mantenha o dispositivo atualizado, com o antivírus ativado e que se dê preferência para a digitação dos dados através de teclado virtual caso o mesmo seja disponibilizado pelo ambiente do banco escolhido.

Os pedidos efetuados em nosso site estão sujeitos à análise e à aprovação de dados cadastrais. Em caso de divergência de dados cadastrais e de pagamento, o cliente poderá ser contatado para confirmação de algumas informações. O contato pode ser feito via telefone ou por WhatsApp por um de nossos prestadores de serviços. O prestador poderá solicitar informações cadastrais para verificação de identidade e somente com os dados em mão para a confirmação do cliente. Este procedimento é adotado para confirmação da identidade de quem está realizando a compra, a fim de evitar danos ou quaisquer prejuízos aos nossos clientes, garantindo uma compra online ainda mais segura.

O e-mail cadastrado será utilizado para comunicar informações sobre as compras e quando solicitado pelo cliente, para informar sobre promoções ou ofertas exclusivas.

Dados coletados pelo Grupo Mera:

Podemos coletar diferentes tipos de dados pessoais, fornecidos pelo cliente ou de forma automática, com o objetivo de conferência, monitoramento e controle, conforme descrito abaixo:

Durante o preenchimento do cadastro inicial:

Nome completo;

Número do CPF;

Endereço de e-mail;

Número de telefone celular;

Data de nascimento;

Dados referentes aos seus endereços.

Durante o preenchimento do endereço de entrega e da escolha sobre a forma de pagamento:

Endereço de cobrança;

Endereço de entrega;

Dados do cartão de crédito, quando esta for a forma de pagamento escolhida.

Durante a análise e o monitoramento de suas compras ou outras transações financeiras efetuadas no nosso site:

Dados cadastrais;

Tipo de produto;

Quantidade;

Valor da mercadoria (unitário);

Valor total da compra ou transação;

Natureza da transação financeira;

Informações da conta bancária e outros meios utilizados;

Informações de renda;

Informações acerca de pendencias financeiras.

Existem algumas informações que poderão ser coletadas durante a navegação na plataforma estando o usuário logado ou não no nosso site:

Endereço de IP;

Informações sobre o dispositivo utilizado para a navegação;

Produtos e categorias pesquisados ou visualizados;

Contagem de visualizações;

Páginas visitadas em outros sites.

Existem algumas outras informações que poderão ser coletadas por nós

Informações fornecidas voluntariamente pelo cliente diretamente a nós, por meio de comunicações em redes sociais ou em comentários e avaliações de produtos;

Informações que se tornaram públicas ou que estejam disponíveis publicamente;

Cópias de documentos enviados pelo cliente, tais como comprovante de residência, dados bancários ou cópia de um documento de identidade, geralmente utilizados para comprovação de seu cadastro ou validação de sua identidade.

Forma de utilização dos dados pessoais

Dados cadastrais:

Para viabilizar a prestação de diferentes serviços disponíveis em nossa loja virtual ou em nosso site.

Para realizar o atendimento de solicitações e dúvidas em nossa Central de Atendimento.

Para identificar corretamente o Usuário.

Para entrar em contato quando necessário, desde que previamente autorizado.

Existem diversas hipóteses nas quais o contato é necessário, tais como comunicação sobre promoções e ofertas, respostas a dúvidas, respostas de reclamações e solicitações, atualizações dos pedidos realizados e informações de entrega.

Para desenvolver novas funcionalidades e melhorias, melhorando a experiência com nossos serviços disponíveis.

Para realizar investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e crimes de lavagem de dinheiro e/ou de financiamento ao terrorismo.

Para garantir o cumprimento de obrigação legal ou regulatória ou garantir o exercício regular de direitos. Nesses casos podemos utilizar para apresentar as informações em processos judiciais e administrativos, se necessário e conforme estabelecido pela legislação aplicável.

Para colaborar com o cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.

Forma de utilização dos dados de navegação:

Esses dados são coletados para auxiliar no diagnóstico e na solução de problema técnicos e desenvolver novas funcionalidades e melhorias, melhorando a experiência com nossos serviços disponíveis.

Com quem os dados pessoais são compartilhados?

Os dados pessoais são compartilhados apenas para a execução das atividades listadas neste documento e sempre que for imprescindível para o atendimento e para o cumprimento das nossas obrigações perante nossos clientes.

Cumpre esclarecer que jamais comercializamos dados pessoais. O Grupo Mera em nenhuma hipótese comercializa ou empresta informações de banco de dados para outra empresa, instituição ou associação. No entanto, cabe salientar que se faz necessário o compartilhamento de informações com empresas parceiras, sob total sigilo e privacidade, para a prestação de serviços como: entrega dos itens adquiridos, formalização de uma compra via marketplace, cobrança, envio de e-mails, SMS, WhatsApp, análise de banco de dados ou processamento de transações por meio de cartão de crédito. Além de tais motivos, os referidos dados somente poderão ser revelados em caso de requerimento de autoridade pública administrativa ou judicial.

Exemplos das razões pelas quais os dados poderão ser compartilhados:

Prestadores de serviço: para que possamos disponibilizar nossos produtos e prestar nossos serviços com qualidade, contamos com a colaboração de diversos prestadores de serviço, que tratam os dados pessoais coletados em nosso nome e de acordo com nossas instruções. Atuam principalmente para nas análises antifraude, intermediação de pagamentos, gestão de campanhas de marketing, enriquecimento de base de dados, armazenamento em nuvem, transportadoras e correios.

Para autoridades judiciais, policiais ou governamentais forneceremos os dados pessoais de Clientes e/ou Usuários em atendimento a ordem judicial, solicitações de autoridades administrativas, obrigação legal ou regulatória, bem como para agir de forma colaborativa com autoridades governamentais, em geral em investigações envolvendo atos ilícitos.

Forma de armazenamento e gestão de segurança dos dados pessoais

Os dados são armazenados de forma segura em data centers localizados no Brasil, bem como no exterior. Neste caso de armazenamento no exterior, são adotadas todas as medidas legais aplicáveis, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e suas futuras regulamentações, garantindo a proteção e privacidade dos seus dados pessoais.

Temos por padrão a adoção das melhores técnicas disponíveis para proteger os dados pessoais coletados de acessos não autorizados, destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito, inclusive mecanismos de criptografia. Em se tratando de meios digitais vale lembrar que nenhuma plataforma é completamente segura. Qualquer dúvida ou suspeita de que os dados estejam em risco, há necessidade de entrar em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento.

Todos os dados pessoais fornecidos serão mantidos durante todo o período em que for um cliente ativo do Grupo Mera. Após esse período ainda armazenaremos os dados pessoais por um tempo adicional para fins de auditoria e para possibilitar o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias. Faremos a retenção de dados pelo prazo necessário, respeitando os prazos estabelecidos na legislação aplicável.

Uso de tecnologias de monitoramento para sempre oferecer um serviço melhor:

O Grupo Mera utiliza tecnologias para obter informações sobre navegação de clientes, melhorando cada vez mais a oferta de produtos e serviços, de acordo com sua preferência e interesse. Este processo não afeta em nada o funcionamento de qualquer dispositivo ou de navegação. Todo processo é automatizado para que os dados sejam mantidos em sigilo absoluto. As informações armazenadas são usadas unicamente para as finalidades aqui indicadas.

Podemos utilizar tecnologias de monitoramento para coletar as informações das atividades realizadas em nosso site de forma automatizada. As informações são utilizadas para realizar métricas de performance, identificar problemas no uso, captar o comportamento de usuários de forma geral e coletar dados de impressão de conteúdo.

Abaixo listamos algumas delas:

Cookies: cookie é um pequeno arquivo adicionado ao dispositivo do Usuário para fornecer uma experiência personalizada de acesso à plataforma. Os cookies ajudam a analisar o tráfego de internet e nos permite saber quando o Usuário visitou um site específico. Um cookie não dá acesso a um computador ou revela informações além dos dados que o usuário escolhe compartilhar conosco.

Pixels: pixels são partes do código JavaScript instalados adicionados em nosso websites ou no corpo de um e-mail, com a finalidade de rastrear coletar informações sobre as atividades dos usuários, permitindo a identificação dos seus padrões de acesso, navegação, interesse e compras de produtos, e otimizando utilizados para otimizar o direcionamento de conteúdo.

Ferramentas de analytics: essas ferramentas podem coletar informações sobre a forma como os usuários visitam nosso site, quais as páginas visitam, outros sites que foram visitados antes, entre outras informações correlatas.

Possibilidade de transferência internacional de dados pessoais

Alguns de seus dados pessoais poderão ser transferidos para outros países, por exemplo, quando utilizarmos serviços computacionais em nuvem para processamento ou armazenamento de dados, localizados fora do Brasil. Nestas situações respeitamos todos os requisitos estabelecidos na legislação vigente, adotando as melhores práticas de mercado a fim de garantir a proteção e privacidade dos seus dados pessoais.

Principais direitos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados e que podem ser exercidos por nossos clientes:

Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais.

Acesso aos dados pessoais.

Revogação do consentimento de uso dos dados pessoais.

Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados.

Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento ou desnecessários, excessivos ou quando entender que algum ponto da LGPD não foi atendido.

Informação sobre as hipóteses e com quais empresas, parceiros e outras instituições podemos compartilhar ou receber dados pessoais referentes ao cliente.

Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa quando aplicável.

Todas as solicitações serão tratadas de forma gratuita e serão submetidas a uma prévia avaliação da sua identidade e da viabilidade do atendimento a fim de cumprir com eventuais obrigações que impeçam o completo atendimento das requisições dos titulares de direito.

É importante que o cliente tenha conhecimento da forma como a exclusão dos seus dados pessoais é efetuada.

O usuário pode optar por solicitar a exclusão definitiva dos seus dados cadastrais do banco de dados do, envie a sua solicitação para [email protected].

Após a solicitação o Grupo Mera efetuará o descadastramento em até 2 dias úteis.

O Grupo Mera nunca envia e-mails solicitando o download ou execução de arquivos com extensão exe, com, scr, bat, dentre outros.

Caso haja dúvidas, solicitamos entrar em contato conosco por e-meio ou telefone. Estamos à disposição para esclarecer todas as questões.

Reservamo-nos o direito de modificar as informações contidas nesta Política de Privacidade sem aviso prévio.

Grupo Mera (Maria Amélia Rodas de Carvalho ME)

(1) Rua Santos Dumont – 198, Vila Ercília, São José do Rio Preto/SP – Brasil CEP: 15013-100

(2) Rua André Mário Gonçalves – 215 – sala 6, Vila Santa Cruz, São José do Rio Preto/SP – Brasil CEP 15014-100.

 CNPJ: 11026137/0001-31